Quais são os cuidados necessários para o trabalho presencial?

Se o mundo antes estava na transição para o trabalho remoto, com cada vez mais empresas experimentando o modelo de trabalho telepresencial, a pandemia da covid-19 forçou uma adaptação imediata. Para continuar funcionando, preservar a saúde de funcionários e seguir recomendações de órgãos públicos, empresas passaram a adotar o novo modelo.

Mas quais cuidados devem ser tomados nestas situações? 

Diante dos desafios impostos pela situação de calamidade pública, uma grande preocupação deve ser a jornada de trabalho e o efeito psicológico que o contexto pode ter nos funcionários. É mais fácil perder a linha entre o que é trabalho e descanso, quando o ambiente é o mesmo para os dois.

Assim, especialistas recomendam ter uma área designada ao trabalho, livre de interrupções e da vida doméstica; em silêncio, com equipamentos adequados. A preferência é por telas fixas, teclados móveis e mouses em vez dos trackpads de laptops, e também por mesas e cadeiras ergonômicas para garantir boa postura. 

Com a mudança para trabalho telepresencial, cabe às empresas custear parte dessa estrutura necessária, inclusive podendo cortar outros benefícios não usados no momento, como o vale-transporte. 

É claro que o cenário ideal de silêncio, tranquilidade e de conseguir separar completamente a vida profissional da pessoal dentro de casa não é a realidade da maioria. E infelizmente isso pode acarretar em distúrbios emocionais e psicológicos, como estresse e crises de ansiedade. Assim, é de suma importância que empresas e seus departamentos de recursos humanos tenham um sistema de suporte aos funcionários durante o período, prezando não só por sua produtividade, mas também saúde mental. 

Se você ainda tem dúvidas, ou gostaria de orientação jurídica sobre esse assunto, fale conosco pelo WhatsApp ou telefone. Será um prazer ajudá-lo(a)! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?