Problemas de Atendimento ao Paciente em Clínicas Odontológicas

Possuir uma boa clínica – ou um bom consultório odontológico – envolve muito mais do que a prestação dos tradicionais serviços odontológicos. 

O atendimento ao paciente é, também, um fator determinante para que o cirurgião-dentista se destaque diante da concorrência e consiga fidelizar a sua clientela, pois o paciente procura uma relação de confiança com seu cirurgião-dentista que, muitas vezes, é conquistada a partir do atendimento cuidadoso.

Assim, a expectativa de bom atendimento pela clínica ou consultório é esperada que ocorra desde o primeiro telefonema, marcando uma avaliação, até o pós-atendimento.

O Que Acontece Quando o Atendimento Não é o Esperado?

Quando, todavia, esse atendimento acontece de modo abaixo do esperado, surge o risco de responsabilidade pelos danos morais causados ao paciente, em razão do mau atendimento do estabelecimento.

Mas, para tanto, é preciso que seja comprovado que os profissionais da clínica ou consultório não atenderam o paciente conforme deveriam.

O cirurgião-dentista, para evitar uma possível indenização por danos morais, pode demonstrar a forma pela qual se preocupa com a satisfação de seus pacientes. 

Nesse sentido, recomenda-se que possua folhetos informativos, demonstrando os prós e os contras do tratamento e, também, esclareça devidamente o que está incluso nos custos e procedimentos propostos para o tratamento.

Que Documentos São Necessários Nessa Situação?

Além disso, é importante reunir um conjunto de documentos que poderá ter valor probatório em favor da clínica, numa eventual ação judicial.

Documentos como contrato de prestação de serviços, indicando a possibilidade de dois tratamentos alternativos à livre escolha do paciente; um termo de consentimento informado sobre os riscos envolvendo o tratamento e, ainda, uma declaração, assinada, de satisfação com os resultados alcançados com o serviço executado pelo cirurgião-dentista, são de grande importância nessas ações judiciais.

O prontuário, assinado e rubricado pelo paciente, é, também, um grande aliado, desde que devidamente organizado e preenchido com os dados do paciente e com o seu histórico clínico: as consultas, procedimentos e exames realizados.

Manter esses documentos armazenados é fundamental para demonstrar a busca pelo ideal atendimento ao paciente e, com isso, resolver os conflitos litigiosos existentes. 

Para Evitar Maiores Conflitos

Mas, só isso não basta! Evitar piorar a situação com o paciente é uma conduta que deve ser adotada pelo cirurgião-dentista, por isso, é preciso ter cuidado com as mensagens trocadas e com as conversas solitárias – sem a presença de outras pessoas que possam testemunhar, se preciso.

De todo modo, na hipótese de reclamação de paciente acerca do atendimento no seu consultório ou clínica, procure um advogado antes de qualquer coisa e gerencie, em conjunto com ele, toda a situação.

Se uma ação judicial já houver sido apresentada ao judiciário, esse profissional será primordial para a resolução do conflito.

Nós contamos com um time de profissional disposto a te ajudar. Entre em contato! Será um prazer orientá-lo.

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