A validade das assembleias virtuais e autonomia do síndico em época de pandemia?
Projeto de Lei estipula novas regras para condomínios durante pandemia
O Projeto de Lei 1.179/2020, aprovado pela Câmara dos Deputados, afeta diretamente leis do Direito Privado durante a pandemia no Brasil, o que inclui regras para condomínios e autonomia dos síndicos até 30 de outubro de 2020.
Até esta data, as assembleias condominiais podem ocorrer via internet, ainda as mais importantes, como para prestação de contas e eleição de síndico. O síndico tem ainda autoridade para fazer determinações em relação às áreas comuns do condomínio, como proibir uso de salões de festa, academias, proibir reuniões e restringir o acesso de terceiros ao espaço.
Vale lembrar que essas restrições não são válidas para profissionais de saúde, ou quaisquer obras e reparos essenciais à manutenção estrutural do espaço. Caso o mandato do síndico termine durante a pandemia e seja impossível uma nova eleição, também está permitido que se extenda até 30 de outubro.
Se você ainda tem perguntas ou dúvidas para esclarecer, fale conosco pelo WhatsApp ou pelo telefone para orientação jurídica sobre o seu caso. Será um prazer ajudá-lo(a).